Fonte: CNN Portugal |
Com as eleições cada vez mais perto, saiba quem são os candidatos à presidência do Futebol Clube do Porto que se irão realizar no dia 27 deste mês e alguns dos nomes que os apoiam.
Lista A - Pinto da Costa
Fonte: Observador |
Pinto da Costa é o atual presidente, desde a época 1981/1982 e é o presidente de clubes com mais títulos na atualidade onde se incluem duas Liga dos Campeões/Taça dos Campeões, duas Liga Europas/Taças UEFA, 21 Campeonatos Nacionais. A sua presidência é também marcada, entre outras obras, pela construção do Estádio do Dragão e museu do clube. Com 86 anos, candidata-se a um novo mandato numa altura marcada por grande contestação, uma época aquém das expectativas no campeonato sendo que o único troféu que o FC Porto pode vencer esta época é a Taça de Portugal. Encontra nestas eleições o que se espera que seja a maior oposição desde que se tornou presidente há 42 anos atrás, a lista B de Villas-Boas, apoiada por muitas figuras conhecidas na esfera azul e branca, desde Jorge Costa, ex-jogador e atual treinador do AVS, Rolando, Nuno Valente e Hélton, também ex-jogadores do clube. Já o atual presidente conta com nomes como Vítor Baía, Aloísio, João Koehler e António Oliveira a apoiar a sua recandidatura. Embora se preveja que seja uma eleição muito renhida entre as 2 listas, Pinto da Costa continua a contar com um grande apoio dos sócios e poderá ser reeleito para um novo mandato.
Lista B - André Villas-Boas
Fonte: O Jogo |
André Villas-Boas é visto como o principal adversário de Pinto da Costa, o ex-treinador do FC Porto na época 2010-2011, na única temporada que orientou os dragões, conquistou o campeonato, a Taça de Portugal, a Supertaça e a Liga Europa além de ter rendido 15 milhões saindo para o Chelsea na época seguinte. Promete unir o clube, conta um grande apoio de figuras (mencionadas acima) e numa altura conturbada para o clube durante uma temporada que não correspondeu às expectativas dos Portistas, conseguiu reunir grande apoio e prevê-se que consiga obter um bom resultado, sendo ou não eleito. É visto como o único candidato (comparado com os da lista C e D) que consiga desafiar Pinto da Costa. Caso seja eleito terá Rui Pedroto, filho do mítico José Maria Pedroto, como um dos vice-presidentes para dirigir os projetos sociais do clube.
Lista C- Nuno Lobo
Fonte: Notícias ao Minuto |
Nuno Lobo já não é um estreante no que toca a candidatar-se às eleições para a presidência dos azuis e brancos, tendo já se candidatado em 2020 em que conquistou 4,91% dos votos. Apresenta como nomes na sua candidatura Luís Barradas, candidato à presidência da Mesa da Assembleia Geral, e Heleno Roseira, candidato a presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar. O mesmo pretende contrariar o favoritismo dos candidatos das listas A e B ao dizer que "a verdadeira sondagem será feita no dia 27". Acusa também Villas-Boas de "ter sido conivente com Pinto da Costa em 2020".
Lista D - Miguel Brás da Cunha
Fonte: O Jogo |
Miguel Brás da Cunha concorre exclusivamente ao Conselho Superior, e dedica-se ao ideal de um Futebol Clube do Porto maior, unido, insubmisso e eclético. A promessa do advogado e professor universitário é continuar o trajeto iniciado em 2020, fundamentado na longa militância portista e no compromisso inabalável de servir ao Futebol Clube do Porto. O mesmo promete "continuar a luta contra o centralismo" e nas eleições de 2020 obteve 16,12% dos votos.
Continuará Pinto da Costa como presidente ou teremos um novo presidente no FC Porto?
Partilhe nas redes sociais.
Comentários
Enviar um comentário